Edição Portugal do Santander Brasil Rider
A Portugal BRASIL RIDE tem como objetivo se colocar como maior prova de Mountain Bike por etapas da Europa. A fusão em 2021 entre a marca Portugal MTB com a força da marca Brasil Ride, hoje conhecida pela mídia europeia como o “Giro de Itália do MTB”, vem agregar para conquistar tal objetivo. Além disso, a Brasil Ride, conta com status da melhor prova de etapas Premium do Mundo e uma grande carteira de clientes que conta hoje com 40 mil clientes em todo Brasil e 37 Países. A marca Brasil Ride, com dez anos de mercado, e hoje organizadora de 14 eventos por ano, traz junto com seu portfolio a experiência de organização de eventos de grande porte.
A Brasil Ride se consolidou no mercado promovendo destinos nas mais diversas regiões do Brasil e através de sua rede de mídias digitais, hoje a maior do mundo em Mountain Bike (com mais de 812 mil seguidores), e no ciclismo, só ficando atrás do Tour de France em impacto de mídia digital.
A Portugal BRASIL RIDE 2022 consistirá em uma Ultramaratona de cinco dias (terça-feira a sábado) incentivando e impulsionando desta forma o comércio local e, sobretudo, o turismo na região e no país, trazendo atletas e familiares de todo mundo.
A PORTUGAL Brasil Ride percorre as excepcionais trilhas da região central do país (Castro Daire, São Pedro do Sul e Vouzela) e a região do Alto Douro Vinahteiro (Alijó). Todas as etapas são desenhadas cuidadosamente para oferecer aos atletas a melhor experiência possível inspirados pela diversidade de paisagens, trilhas e terrenos com o melhor que Portugal tem para oferecer.
Disputada em equipes a Portugal Brasil Ride tem as seguintes categorias: DUPLA OPEN MACULINO (idade mínima de 19 anos composta por cilcistas masculinos com licença UCI e ciclistas masculinos amadores), DUPLA OPEN FEMININO (idade mínima de 19 anos composta por cilcistas femininas com licença UCI e ciclistas femininas amadores), DUPLA MISTA (idade mínima de 19 anos composta por um cilcista masculino e uma ciclista feminina), DUPLA MASTER 30 (dois ciclistas com 30 anos ou mais), DUPLA MASTER 40 (dois ciclistas com 40 anos ou mais), DUPLA GRANDMASTER (dois ciclistas com 50 anos ou mais), TRIO CORPORATIVO (três ciclista, independente do gênero, com idade mínima de 35 anos e soma das idades dos três participantes igual ou superior a 115 anos), DUPLA GUARINI (dois ciclistas membros do Guarini Club, finisher em pelo menos 3 edições da Brasil Ride), DUPLA VIRIATO (dois ciclistas membros do Viriato Club, finisher em pelo menos 3 edições da Portugal MTB), DUPLA IRON RIDER (dois ciclistas, masculino ou feminino, que disputaram 1 prova de triathlon de longa distância ou 2 de meia distância, ver regulamento), SOLO E-BIKE masculino e feminino. Além destas categorias serão premiadas as equipes IBÉRICO MEN (duplas masculinas formadas por portugueses e/ou espanhóis com passaporte válido destas nacionalidades), IBÉRICO WOMEN (duplas femininas formadas por portugueses e/ou espanhóis com passaporte válido destas nacionalidades), campeão BRASIL RIDER MASCULINO (melhor dupla masculina brasileira independente da categoria) e campeã BRASIL RIDER FEMININO (melhor dupla feminina brasileira).
A Brasil Ride Espinhaço nasce dentro do calendário UCI (União Ciclística Internacional), com a maior premiação em dinheiro em prova de MTB já realizada no Brasil.